Como calcular a nota do ENEM

Neste artigo vamos mostrar como você irá calcular a sua nota do ENEM. A prova do Enem, ou exame nacional do ensino médio é um teste que pode ser feito somente durante o ensino médio ou após a conclusão do mesmo, tendo como objetivo principal avaliar o candidato participante e dependendo de seu desempenho este pode fazer o curso que sempre quis podendo ingressar em uma universidade, seja ela pública ou particular, nesse último caso com o auxílio de bolsas que são oferecidas pelo governo.

Como é voltado pra tudo que é ensinado no ensino médio o candidato deve estudar tudo o que for repassado durante os 3 anos de todas as áreas do conhecimento, sejam elas, Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas, Matemática e Ciências da natureza. Além de estudar todas essas áreas o participante ainda terá que produzir uma redação de no máximo 30 linhas, defendendo seu ponto de vista a respeito sobre um determinado tema, sendo este mostrado somente na hora da prova.

Como calcular a média da nota do ENEM

Como calcular a nota do ENEM

A nota do Enem pode ser normalmente calculada pela média aritmética, somando todas as notas obtidas e dividindo então pela quantidade total de áreas do conhecimento mais a redação, não ficou claro? Então deixa eu te mostrar um exemplo.

Digamos que um determinado candidato obteve as seguintes médias no Enem

Linguagens e Códigos (660,7)

Ciências humanas (722,8)

Ciências da natureza (570,5)

Matemática (693)

Redação (900)

Somando tudo o valor obtido será de 3547, no caso como são 4 áreas do conhecimento mais a redação fica 5, divide então 3547 por 5, que resultará em uma média de 709,4, essa então será a nota do candidato. Mas nem sempre essa será a nota usada nos programas para ingresso a universidade, dependendo do curso escolhido essa média pode variar pra mais ou pra menos, dependendo da faculdade irá se utilizar a média ponderada, ou seja, determinada área terá mais peso do que as outras.

VEJA TAMBÉM:

Média do ENEM para o PROUNI

Muitos alunos se frustram após não conseguir uma vaga em uma universidade publica, seja ela federal ou estadual, mas nem tudo está perdido, o Programa Universidade para todos é uma segunda chance para quem não conseguir passar no SISU, abrindo vagas em faculdades particulares, com auxílio de bolsas totais ou parciais.

O programa oferecido pelo governo tem seus requisitos para que o candidato possa participar, que você pode consultar diretamente no site, http://prouniportal.mec.gov.br/, lá diz tudo o que deve ser feito para conseguir a vaga que você tanto quis. A média normalmente é um pouco mais inferior se comparado com SISU, vai depender de qual curso você almeja para ingressar, mas não deixa de ser concorrido, já que muitos dos que não conseguem uma vaga no SISU almejam por uma vaga no Prouni.

Média do ENEM para o SISU

O Sistema de seleção Unificada ou SISU, é a forma de ingresso à universidade mais concorrida que os candidatos após o Enem irão encontrar, já que este sistema dará acesso a universidades públicas, tendo em vista que dependendo da reputação da universidade, a localização e do curso escolhido, a média que os candidatos irão ter que alcançar pode variar bastante, para quem quer ter ideia de qual media tirar para ingresso em determinada universidade recomendo dar uma olhadinha nas notas de cortes do ano anterior, já que com base nessa nota terá um consenso de uma média mínima a ser tirada., quaisquer duvidas a respeito acesse: http://www.sisu.mec.gov.br/.

Média do ENEM para o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo que gera oportunidades a quem não conseguiu nem o SISU e nem o PROUNI para ingressar em uma faculdade particular, ou seja, funciona como um empréstimo de pagamento durante o curso, e que deve ser pago logo após o termino da faculdade, para saber como participar e os critérios exigidos pelo programa acesse: http://fies.mec.gov.br/.

A média normalmente é um pouco inferior se comparado com os programas citados acima, depende muito do curso que se almeja.

Redação Enem: O peso da redação sobre a nota do ENEM

Redação Enem

Argumentar sobre determinado tema em uma folha de papel em 30 linhas não é uma tarefa muito simples, a redação do Enem requer um conhecimento mais vasto do participante, e é de extrema importância o seu domínio, com base nisso esta tem um peso enorme se comparado com as demais áreas do conhecimento, e seu aperfeiçoamento requer um pouco mais de esforço e atenção para que se consiga os tão sonhado 1000 pontos. Normalmente quando se vai mal na redação a média cai muito, já que o peso conta muito, ou seja, além de ter ido bem nas áreas do conhecimento é importante ter ido bem na redação para que a média não caia tanto.

Dicas:

Como melhorar a nota do ENEM

A nota do Enem não é melhorada do dia pra noite, requer bastante estudo e dedicação para que se consiga ir bem na prova e conquistar a tão sonhada vaga na universidade, mas calma, se você foi mal nesse Enem fica tranquilo, logo abaixo irei citar alguns pontos a serem levados que você pode levar em consideração:

Como melhorar a sua nota do ENEM

  • Evitar o uso constante de internet nas redes sociais;
  • Fazer cursinhos pré-vestibular;
  • Ter um maior foco em redação e matemática;
  • Escrever redações por semana;
  • Estudar nos feriados e fins de semana;
  • Estudar!

Mas daí você pensa assim, “E minha vida social?”, lembre-se de que todo esforço tem sua recompensa, quanto mais você se esforçar mais chances você terá de entrar na universidade, só depende de você.

Deixe um comentário